profissionais em reunião de auditoria contábil para pequenas empresas
Publicado em 04 de junho de 2021

Auditoria contábil para pequenas empresas: entenda a importância!

Compartilhe

Segundo a pesquisa do Serasa Experian que ouviu 521 empreendedores, quase metade (49%) das empresas de micro, pequeno e médio porte no Brasil sofreram o impacto da crise causada pela Covid-19. No entanto, o levantamento divulgou que 90% das companhias também enxergam este momento como positivo para novas oportunidades. À vista desse cenário, produzimos este artigo para tratar a respeito da importância da auditoria e consultoria contábil para pequenas empresas. Boa leitura!

O que é auditoria contábil?

Antes de entender a importância da auditoria e consultoria contábil para pequenas empresas, é fundamental retomar o conceito deste serviço. Sendo assim, definimos o processo de revisão de todos dados financeiros do seu negócio para checagem da regularidade dos registros como auditoria. Por ser um trabalho extremamente técnico e minucioso, o auditor contábil é responsável por realizá-la. A função dele, nesse sentido, é observar se todos os registros estão atualizados e de acordo com a lei vigente.

Por conta disso, a auditoria pode ser dividida em duas modalidades: interna e externa. Na interna, sua empresa opta por contratar um colaborador que verifica se os processos estão de acordo com as normas, procedimentos e políticas da empresa. Por outro lado, na auditoria externa, o serviço é prestado por um profissional terceiro que detém a certificação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou por uma empresa de auditoria e consultoria. Este, portanto, deverá verificar as demonstrações financeiras e emitir um parecer contábil sobre a real situação financeira e patrimonial da empresa.

Dessa maneira, a auditoria é considerada um procedimento fundamental para empresas que desejam crescer observando os critérios legais. Caso sua empresa tenha bons dados contábeis, existe a tendência de novos investidores demonstrarem interesse pelo negócio.

SAIBA MAIS  O que é auditoria contábil? Como ela pode agregar ao meu negócio?

Importância da auditoria contábil para pequenas empresas

À vista do conceito de auditoria, podemos dizer que a importância desse processo se dá em diferentes frentes. Por exemplo, se o objetivo do seu negócio é crescer, os relatórios emitidos sobre o cenário financeiro da empresa podem justificar sua importância para o segmento de atuação. Assim, torna-se mais fácil cativar investidores e expandir sua presença no mercado por meio da transparência dos dados coletados a partir das suas demonstrações contábeis.

De fato, a visão de futuro e a conquista da confiança dos investidores formam a importância da auditoria contábil para pequenas empresas. Esse serviço, então, permite que a crise não seja um fator determinante para sua queda de posicionamento no mercado. Além disso, não menos importante, a auditoria agrega a segurança necessária para a prestação de informações tributárias para o Fisco.

Benefícios da auditoria contábil

Agora que você já entende o que é auditoria contábil e a importância dela para pequenas empresas, conheça os benefícios que pode proporcionar:

  • reconhecimento de riscos;
  • identificação de oportunidades e melhorias;
  • melhores condições para o processo de tomada de decisão;
  • melhoria nas práticas de governança;
  • aumento da transparência.

Cresça com o apoio da Holder Auditoria!

Compreendeu a importância da auditoria contábil para pequenas empresas? Nossa empresa de auditoria e consultoria conta com a experiência necessária para prestar o serviço que o seu negócio precisa. Realizamos auditoria e consultoria contábil SP e no RJ. Se a sua empresa estiver em uma dessas duas cidades, não deixe de entrar em contato conosco para obter mais informações a respeito dos nossos serviços. Inovação e transparência são aspectos presentes na nossa empresa de auditoria em SP.