Vemos um trabalho contábil. Veja como funciona uma auditoria externa!
Publicado em 01 de dezembro de 2021

Como funciona uma auditoria externa? Saiba aqui!

Compartilhe

Você sabe como funciona uma auditoria externa e quem é obrigado a fazê-la? Este é um dos serviços contábeis de maior importância dentro de uma empresa, pois fornece os dados financeiros essenciais para fomentar o crescimento de qualquer negócio. Neste artigo, a Holder Auditoria explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é auditoria contábil?

Auditoria contábil é um procedimento de análises cujo objetivo é verificar se as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes e independentes, causadas por fraudes ou erros. O trabalho do auditor contábil passa por duas vertentes. Falaremos mais sobre elas, a seguir:

1- Avaliação de ambientes de controles

Primeiramente, vamos entender o que são ambientes de controles. Segundo a Holder Auditoria, é tudo aquilo que define as atividades internas de uma empresa. Ou seja, padrões, infraestruturas e processos. Nesta etapa, ocorre a análise dos valores declarados à receita, lucro, fluxo de caixa, processos internos e documentações, por exemplo.

2 – Execução de procedimentos de testes

Os testes da auditoria são divididos em dois blocos:

  • teste da observância;
  • teste substantivo.

No primeiro, avalia-se se os processos estabelecidos pela empresa estão sendo seguidos. Quem realiza tal teste de observância é o auditor contábil, observando os registros financeiros, bens, direitos e obrigações empresariais. É neste teste que ocorre a possibilidade de verificar se o controle interno da empresa é realmente confiável.
Já o teste substantivo é responsável por coletar evidências sobre transações e registros financeiros, identificando se os valores e as demonstrações estão corretas. Esse teste costuma ser mais demorado que o anterior.

Para saber mais sobre as diferenças entre auditoria interna e externa, acesse o link e leia nosso artigo.

SAIBA MAIS  Minha empresa é obrigada a fazer uma auditoria empresarial? Confira!

Quer entender como funciona uma auditoria externa? Tenha em mente que esse serviço não possui vínculos com a empresa auditada. O auditor externo vai até a empresa auditada e utiliza técnicas e procedimentos da auditoria para emitir o seu parecer (relatório final). Falamos mais sobre o assunto na sequência!

Saiba como funciona uma auditoria externa

Para saber como funciona uma auditoria externa, precisamos entender que se trata de um trabalho de avaliação. O auditor é responsável por revisar o serviço do contador e avaliar a conformidade dos números apresentados nos relatórios contábeis.

Uma auditoria independente contratada para as demonstrações contábeis da empresa não serve só para avaliar se existe fraude. O seu papel vai muito além disso!

A auditoria externa possui os seguintes objetivos:

  • avaliar os controles da empresa;
  • conferir padrões metodológicos;
  • verificar o seguimento às normas contábeis;
  • oferecer segurança ao usuário da informação contábil.

De forma resumida, o papel da auditoria externa é avaliar, revisar e auditar os números das demonstrações. Para isso, a entidade que precisa do serviço contrata uma empresa de auditoria e consultoria ou auditor independente para realizar o trabalho.

O auditor contábil precisa ter formação em Ciências Contábeis e ser devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). É importante também obter o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), que formaliza o serviço como auditor.

Conheça a Holder Auditoria!

A Holder Auditoria é especialista em auditoria e consultoria na área tributária e contábil. Ajudamos pequenas e médias empresas a estruturarem seus negócios e terem mais controle sobre suas finanças. Além de atuarmos como empresa de auditoria no RJ, também oferecemos serviços de consultoria contábil. Atuamos em todo o Brasil. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

SAIBA MAIS  Quais são as diferenças entre auditoria contábil e financeira?