homem com a calculada e fazendo anotações demonstra a importância da revisão contábil
Publicado em 06 de outubro de 2021

Importância da revisão contábil: a Holder Auditoria explica!

Compartilhe

Já pensou em contratar uma revisão contábil para a sua empresa? Esse é um processo vital para todas as organizações que prezam por uma boa gestão financeira. Para você entender melhor porque contratar este serviço, a Holder Auditoria preparou este artigo. Nós explicamos qual é a importância da revisão contábil. Fique atento!

O que é a revisão contábil?

A revisão é uma parte da auditoria contábil. Como o nome diz, é um procedimento que analisa as demonstrações contábeis já feitas.

Os documentos são examinados pelo auditor, que o faz de acordo com os parâmetros impostos pelas leis brasileiras de contabilidade. A função do profissional é comprovar se as atividades financeiras da empresa estão de acordo com as normas vigentes. São analisados:

  • escriturações fiscais;
  • cálculos tributários;
  • registros de pagamentos de impostos;
  • notas fiscais emitidas;
  • obrigações acessórias.

Mas não só isto faz o auditor. O profissional, durante a revisão, também identifica falhas e riscos. Ele detecta falhas financeiras na empresa, para que medidas de contenção sejam planejadas e tomadas.

Qual a importância da revisão contábil?

Como vimos, o papel do revisor inclui mais de uma tarefa, sendo responsável por assegurar a continuação da empresa. Para você entender melhor, explicaremos adiante, através de tópicos, qual é a real importância da revisão contábil. Veja!

1- Assegura atuação dentro da legalidade

Assim como dito anteriormente, uma das principais funções do auditor contábil na revisão é verificar se a empresa atua dentro da lei. Ou seja, ele analisa as atividades fiscais prestadas na empresa ou para a organização e verifica se estão de acordo com as normas vigentes. Caso não estejam, o profissional deve indicar o problema e a forma correta para reverter a situação. Assim, assegura que a organização não corra risco em caso de fiscalização.

2- Evita riscos e problemas financeiros

A importância da revisão contábil também se encontra na tarefa de detectar riscos para a empresa. O auditor, em meio ao seu trabalho de revisão, identifica falhas que podem vir a se tornar problemas. Com esse olhar profissional e minucioso, ele percebe esses erros e os indica ao gestor. Dessa forma, a organização consegue pensar em medidas para resolver esses possíveis impasses. Assim, ao contorná-los, não haverá riscos futuros.

3- Garante saúde fiscal

Por fim, outro fator que representa a importância da revisão contábil é a garantia da saúde fiscal a longo prazo. Afinal, além de assegurar o cumprimento das leis fiscais e detectar falhas na administração financeira, o auditor também é responsável por:

Todas essas atividades prestadas pelo profissional garantem uma segurança financeira à empresa. Dessa forma, assegura que a organização possa atuar ainda por mais tempo, sem ficar no vermelho.

Onde contratar uma revisão contábil?

Entendeu qual é a importância da revisão contábil para uma empresa? Conte com a Holder Auditoria para te ajudar! Somos uma empresa de auditoria em SP e no RJ. Já prestamos serviços para diversas organizações. Garantimos que sua instituição será analisada por profissionais experientes e qualificados.

Assegure que sua empresa estará atuando na legalidade e evite problemas. Entre em contato conosco e contrate a revisão contábil!

Links úteis: consultoria contábil RJ; empresa de auditoria e consultoria; empresa de auditoria RJ; auditoria e consultoria; consultoria contábil SP;