Sabia que se você não pagar os tributos do seu negócio pode sofrer penalidades? Seu comércio pode ser proibido de fazer o planejamento tributário e outros incentivos fiscais. Além disso, uma companhia inadimplente pode ficar com nome sujo perante a Justiça. Para te ajudar a garantir o pagamento correto, iremos te indicar os principais impostos que uma empresa deve pagar. Fique atento!
Principais impostos que uma empresa deve pagar
1- ISS: Imposto sobre Serviços
O ISS é um dos impostos que uma empresa deve pagar. Ele é cobrado sobre os serviços prestados pela empresa, de qualquer natureza. Os tributos são exigidos pelo município e seu valor é baseado em alíquotas de 2% a 5%. Essa cotação muda de cidade para cidade. Por isso, você ou seu contador devem verificar em seu local de residência qual a grandeza correta.
2- INSS: Previdência Social
O INSS ou Previdência Social corresponde ao valor pago pela empresa ao Estado. O objetivo é assegurar os direitos aos funcionários do negócio, como:
- auxílio-acidente;
- salário-família;
- salário-maternidade;
- pensão por morte;
- aposentadoria por invalidez, idade ou tempo de contribuição.
O valor a pagar varia de acordo com a função prestada pelo colaborador na companhia. Para certificar-se de estar pagando o percentual correto, nem abaixo ou a mais, consulte um contador.
3- ICMS: Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços
Também entre os principais impostos que uma empresa deve pagar está o ICMS. Esse tributo é cobrado quando ocorre movimentação de mercadorias entre os estados brasileiros. O valor da alíquota varia entre 7% e 18%. Por este motivo, é importante certificar-se do custo em sua região. Para isso, verifique a tabela no site do seu Estado e conte com a ajuda de um profissional.
4- IRPJ: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica
O IRPJ é um tributo federal que incide sobre o Lucro Real ou receita de pessoas jurídicas do Lucro Presumido. O valor a ser cobrado corresponde à soma de:
- 15% do faturamento total dos últimos 12 meses;
- 10% do lucro mensal que excede R$ 20 mil.
5- COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Por sua vez, o Cofins é um tributo pago pelas empresas a fim de financiar os programas sociais do Governo. O valor é revertido para investimentos em saúde pública e fundos previdenciários. É Federal e suas alíquotas podem variar entre 3% e 8%.
Atenção: ficam isentas de pagar esse imposto empresas que optam pelo regime Simples Nacional. Contudo, para as demais empresas esse custo fica obrigatório.
6- CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
Já a CSLL é um imposto Federal que deve ser pago por Pessoas Jurídicas e as equiparadas pela legislação do IR. Refere-se a um tributo cobrado sobre o lucro líquido da empresa. Ele serve para financiar a seguridade social e os valores de cotação são:
- pessoa jurídica: 9%;
- instituições financeiras: 15%.
7- CPP: Contribuição Previdenciária Patronal
O CPP, ou Contribuição Previdenciária Patronal, é um dos principais impostos que uma empresa deve pagar. Ele é um tributo vinculado ao INSS e ajuda a assegurar o funcionamento da Previdência Social. O montante é calculado em cima da folha de pagamento do colaborador.
8- PIS/PASEP: Programa de Integração Social
O valor cobrado pelos PIS e PASEP é responsável por assegurar um fundo de Seguro Desemprego e abono anual. Esses tributos devem ser pagos mensalmente pelas empresas. Podem ser cobrados com base em:
- folha de pagamento (1%);
- faturamento (0,65% ou 1,65%);
- importação.
Holder Auditoria: sua empresa contábil de confiança!
Leu esse artigo e acha que precisa de ajuda? Conte com uma consultoria contábil no RJ ou SP! A Holder é uma empresa especializada em realizar auditoria financeira. Te ajudamos a garantir o pagamento dos valores corretos dos impostos que uma empresa deve pagar. Além disso, podemos te auxiliar a realizar demonstrações contábeis obrigatórias por lei, planejamento tributário e prestação de contas aos órgãos governamentais.
Entre em contato e garanta a segurança financeira da sua empresa!