Papéis mostram o que é laudo contábil
Publicado em 24 de junho de 2021

O que é laudo contábil, como deve ser feito e outras informações!

Compartilhe

A produção dos laudos contábeis é fundamental para qualquer processo de perícia contábil em empresas. Em vista disso, apresentamos o que é laudo contábil e abordamos sobre as principais características desse documento neste artigo. Deseja saber mais? Prossiga a leitura!

O que é laudo contábil?

Entender o que é laudo contábil pode fazer toda diferença na rotina da sua empresa. Você já teve dificuldade para entender o fluxo de caixa de um determinado mês? Se sim, este documento é considerado um grande aliado para o fim desse problema.

Laudo contábil, ou laudo pericial contábil, é o nome dado à peça escrita por um contador. Isso é, especialista responsável por observar as finanças da sua empresa em período determinado. Por conta disso, este documento conta com data inicial e final de análise. Assim, as informações ficam mais ordenadas e você, com gestor, poderá guiar as estratégias por meio do conhecimento delas.

Como o laudo contábil é feito?

Após entender o que é laudo pericial contábil, agora você deve estar se perguntando: “Mas como o documento é feito?”. Existe resposta para isso! Como se trata de um laudo, podemos considerar que parte de uma estrutura rígida. Isso é, capaz de ser validada como documento legal.

Dessa maneira, o perito monta o laudo com os registros feitos por ele durante a fase da perícia. Nisso, inclusive, considera as particularidades do objeto observado e os pontos de atenção, conforme determina a Norma Brasileira de Contabilidade TP 01.

As conclusões sobre a perícia devem ser apresentadas ao final do laudo contábil de forma clara e precisa.

Informações básicas do laudo pericial contábil

De acordo com a Resolução CFC nº 1041/05, o laudo contábil precisa conter:

  1. identificação do processo e das partes;
  2. síntese do objeto da perícia;
  3. metodologia adotada para os trabalhos periciais;
  4. identificação das diligências realizadas;
  5. transcrição dos quesitos;
  6. respostas aos quesitos;
  7. conclusão;
  8. outras informações;
  9. rubrica e assinatura.
SAIBA MAIS  Balanço Patrimonial: o que é, para que serve e como elaborar

Em detrimento disso, caso exista dúvida sobre o que é laudo contábil, considere os tópicos listados acima para distinguir o documento.

Quando solicitar um laudo contábil?

Indicamos que você solicite um laudo contábil sempre que precisar prestar conta aos sócios ou investidores da sua empresa. Por meio desse documento eles vão saber qual é a real situação financeira dela.

Além disso, o laudo pericial contábil também contribui para basear o processo de tomada de decisão. Então, é possível obter insights importantes, por meio dele, para guiar o trabalho de diferentes setores.

Entre em contato com a Holder Auditoria para mais informações!

Gostou do artigo que tratou sobre o que é laudo contábil? A nossa empresa de auditoria e consultoria está sempre  disponível para lhe conceder mais informações sobre o tema. Prestamos serviços de auditoria e consultoria, sendo a consultoria contábil em SP ou no RJ.
Entre em contato conosco!

 

Links úteis: consultoria contábil RJ; empresa de auditoria e consultoria; empresa de auditoria RJ; auditoria e consultoria; consultoria contábil SP; empresa de auditoria em SP;